sexta-feira, 21 de junho de 2013

TANGRAM

JUNTAMENTE COMS AS FORMAS GEOMÉTRICAS, CONHECEMOS UM JOGO QUE AS CRIANÇAS ADORARAM E PUDERAM EXPLORAR DIVERSAS MANEIRAS E CONCEITOS DE DESENHOS, USANDO AS MESMAS PEÇAS.
CONHEÇA A LENDA DO TANGRAM
 
 
 
mais umpouquinho sobre a Origem do tangram


O tangram é um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Existem várias lendas sobre sua origem.

Uma delas conta que um chinês deixou cair no chão um pedaço de espelho quadrado, o qual se quebrou em sete pedaços. Para sua surpresa, com os cacos do espelho ele poderia dar origem a várias formas conhecidas, como animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas, entre outras.

Outra diz que o tangram se originou quando um homem tentava consertar os pedaços quebrados de um azulejo de porcelana. Idependentemente de qual seja a verdadeira lenda, o tangram é muito conhecido hoje em dia e também muito gostoso de se brincar.

O objetivo desse jogo é utilizar os sete peças, sem sobreposição, para montar determinada figura.

A referência mais antiga é de um painel em madeira de 1780, de Utamaro, com a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um tangram. A mais antiga publicação com exercícios de tangram é do início do século XIX. Em chinês, o tangram é conhecido como Chi chiao tu, ou "as sete peças inteligentes".

Existe uma enciclopédia do Tangram que foi escrita por uma mulher, na China, há mais de 100 anos, em seis volumes com 1700 problemas de tangram.

retirado de
http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-1929-16168-,00.html


 
UTILIZAMOSVÁRIOS MATERIAIS PARA EXPLORAR O TANGRAM.
VEJA ABAIXO O TANGRAM GIGANTE QUE INTRODUZIMOS O CONCEITO DA BRINCADEIRA.
EM SEGUIDA PINTAMOS UM DE PAPEL E RECORTAMOS. NESTA IDADE INICA-SE AO EXERCÍCIO DE TRANSFERÊNCIA, QUE MESMO SENDO COMPLEXO, COM MUITA BRINCADEIRA E DISCONTRAÇÃO AOS POUCOS VÃO SE CONCRETIZANDO E OS RESULTADOS VÃO SURGINDO...
 


















 
PARA NOSSA AULA DE INFORMÁTICA, EXPLORAREMOS O TANGRAM DO GCOMPIRS.
MAS SE VOCÊ QUISER JOGAR HÁ VÁRIOS ENDEREÇOS ON LINE, ACESSE UM DELES ( http://pensar.jogosloucos.com.br/jogos-de-tangram.html)   E BRINQUE UM POUQUI NHO...
 
O objetivo  DO JOGO CHINÊS é estimular os alunos a identificar, descrever e
comparar figuras geométricas, desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade, a capacidade de
análise e síntese. Com o manuseio das peças também espera-se que os alunos possam
adquirir habilidades de visualização, percepção e composição e decomposição de figuras,entre outras como colaboração, interação e atenção.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário